Presença da Junta de Freguesia na Feira de Agosto

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao espaço da Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra naquela que é a grandiosa Feira de Agosto - a Feira e Festa do Litoral Alentejano, tradicionalmente pautada por encontros e reencontros.

As tradições fazem parte do património cultural de um povo, representando a identidade, história e valores de uma comunidade. Ao manter essas práticas vivas, estamos a preservar a herança cultural para as gerações futuras.

Ao nosso lado nesta missão que abraçamos com carinho contamos com o apoio incondicional do Movimento Associativo. Pretendemos, com este espaço, valorizar o trabalho do movimento associativo. Os mastros populares são uma tradição antiga que caracteriza a nossa identidade cultural. Como o nosso trabalho também é manter e zelar pelas tão únicas e especiais tradições da nossa freguesia, o tema do nosso espaço é os Mastros Populares “Os Santos Populares eram animadamente festejados em Grândola, sobretudo o São João e o São Pedro. Para isso contámos com a colaboração das Mulheres da Associação de Desenvolvimento Integrado dos Cadoços, que com os seus saberes e mãos habilidosas fizeram a saia do mastro, as bandeiras, as flores e os balões, que enfeitam todo o Mastro. A estrutura da saia do mastro foi elaborada pela Associação Sociocultural da Aldeia Nova de S. Lourenço – Canal Caveira. Também as crianças frequentadoras da Ludoteca aprenderam a fazer os enfeites para colocar no mastro. Os licores oferecidos na inauguração são feitos pela Associação Sociocultural da Aldeia Nova de S. Lourenço. A Ana Sobral, cedeu-nos a concertina do seu bisavô, Manuel das Palhotas para colocarmos na altura da inauguração. Portanto este é um stand feitos a várias mãos, pois só assim nos faz sentido, estar lado a lado com toda a população revivendo esta prática cultural que é tão nossa, os “Mastros Populares”.

As tradicionais fogueiras e os mastros constituíam as grandes atrações destas festividades, havendo até uma certa competição entre os promotores destas tradições, que se esforçavam sempre por dar o seu melhor. Carradas de rosmaninho e alecrim alimentavam os fogaréus, perfumando com agradável aroma as ruas da Vila, enquanto que, em lugares certos, as pessoas davam largas ao seu entusiasmo, cantando e bailando em volta dos mastros, estes artisticamente enfeitados”. Assim escreveu Manuel Gaio de Almeida na sua publicação “A Cultura e o Recreio – Nos lazeres dos grandolenses no fim do século XIX e da primeira metade do século XX”.

A Junta de Freguesia quis, desta forma, reviver memórias de um passado recente, mas também enaltecer aqueles que ainda hoje fazem destes mastros populares a principal diversão cultural das aldeias e lugares, durante os santos populares e os meses de verão. Não há aldeia que não tenha o seu mastro enfeitado, mantendo assim viva a tradição. É certo que as fogueiras tão típicas desse passado recente já não se possam realizar, mas ainda encontrámos uma fogueira na localidade do Canal Caveira no ano de 2015.

Na Junta de Freguesia somos e seremos sempre o ombro amigo das nossas gentes. O que nos tem caraterizado ao longo dos anos tem sido um trabalho árduo para melhorar a qualidade de vida de quem vive, trabalha, estuda e brinca, investindo principalmente nas pessoas.

Destaca-se o papel fundamental que a Ludoteca tem na nossa comunidade. Sob o lema: A brincar também se aprende, este espaço lúdico-educativo da nossa Junta de Freguesia é um espaço de muita brincadeira, valorizando saberes tradicionais e mantendo vivas tradições junta das crianças que recebe, realizando também vários projetos com toda a comunidade educativa e valorizando a intergeracionalidade.

Norteados pelos objetivos de Abril, trabalhamos todos os dias para melhor servir as nossas gentes. Democracia, Liberdade, Igualdade, Fraternidade, são os valores que nos movem e nos fazem manter firmes para lutar lado a lado com e pela população da freguesia, dando-lhe uma voz ativa na resolução dos seus problemas e procurando melhorar todos os dias a sua qualidade de vida, de que são exemplos a luta pelo SAP 24 horas no nosso Centro de Saúde, no apoio domiciliário durante a pandemia ou na loja solidária.

Podemos afirmar, com convicção, que temos uma Junta de Freguesia sempre presente e ao lado da sua população!