Junta de Freguesia presente na Feira de Agosto de 2024

50 Anos de Abril.

Uma Freguesia que constrói a liberdade e a democracia todos os dias.

A Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra dedica o seu espaço na Feira de Agosto à celebração dos 50 anos da Revolução de Abril. O marco histórico que trouxe a liberdade e a democracia ao nosso país, que nos permite celebrar a liberdade, a igualdade e a justiça. Esta data não deve servir apenas para relembrarmos a nossa libertação do regime autoritário, que foi o obscuro regime fascista, mas também para destacar as conquistas democráticas que devemos cultivar diariamente.

Celebramos, assim, o poder local democrático, um dos maiores pilares da participação popular. Aqui, destacamos a importância da descentralização e do envolvimento das comunidades nas decisões que afetam as suas vidas. O nosso compromisso é, trabalhar por um órgão próximo de todas e de todos, que represente verdadeiramente os interesses da população, em que cada voz conta e onde cada pessoa tem a oportunidade de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Celebramos o associativismo, uma das bases da nossa democracia. Promovemos a união e a colaboração, e enfrentamos desafios e encontramos soluções criativas. No nosso espaço, convidamos todas e todos a conhecer iniciativas locais que fomentam a solidariedade, a cultura e o desenvolvimento comunitário. Acreditamos que, só juntos, podemos transformar os nossos anseios em realidade.

Celebramos a Mulher e a sua luta pela igualdade de género. Celebramos as conquistas das mulheres das mais diversas áreas, desde a política à cultura, ao desporto e à ciência. E reafirmamos o nosso compromisso em promover a participação plena de todas, sem deixar nenhuma para trás.

Celebramos a nossa Ludoteca que promove, há 36 anos, o direito da criança a brincar, aprender e crescer de forma equitativa. A Ludoteca tem-se mantido fiel, ao longo destes 36 anos, aos seus princípios de sempre baseados em relações de confiança, respeito, colaboração, reciprocidade e amizade quer com as crianças que dela fazem parte, quer com a comunidade envolvente.

Convidamos-vos a explorar as nossas atividades e a participar numa votação simbólica, respondendo à pergunta: “Onde estava eu no dia 25 de Abril de 1974?”. Não esquecendo, nunca, que o voto é uma ferramenta de Liberdade e Participação.

Por esta e por tantas outras razões, celebremos o 25 de Abril, não apenas como um dia de memória, mas como um chamado à ação. O seu voto é a chave para a democracia, e cada escolha conta.

Esperamos que este espaço vos inspire a valorizar a liberdade, a promover a igualdade e os valores de Abril e a manter vivo o espírito de Abril em cada dia das nossas vidas.

Viva o 25 de Abril!

Viva a Liberdade!

Caparica
  • Secretaria de Grândola